terça-feira, 4 de abril de 2017

Fundação Florestan Fernandes de Diadema recebe diretora do Museu do Holocausto da Carolina do Norte em evento histórico


A Fundação Florestan Fernandes de Diadema realiza na próxima sexta, 07 de Abril de 2017, às 9h30, o  Simpósio sobre Genocídio Étnico, Cultural, e Religioso. Trata-se de uma parceria da OAB-SP/Diadema;  ABLIRC – Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania; IRLA – International Religious Liberty Association com o Museu do Holocausto WFCS, da Carolina do Norte, USA, com o apoio da Prefeitura Municipal de Diadema através da Fundação Florestan Fernandes.

O evento trará as visões e vivências a respeito da intolerância e crimes de ódio como o Holocausto. O tema apresentado será: RELEMBRAR PARA NÃO REPETIR e terá como palestrantes a diretora do Museu do Holocausto WFCS, Karel Reynolds e Connie Davies, coordenadora pedagógica da instituição.

Karel A. Reynolds, diretora do Museu do Holocausto da Carolina do Norte nos Estados Unidos é uma das maiores estudiosas a respeito do genocídio em todo mundo. Em sua apresentação relatará as atrocidades que levaram à morte mais de seis milhões de judeus e outros grupos como Testemunhas de Jeová e Ciganos durante a ditadura nazista alemã.


 Para Karel é preciso entender como sociedades, países com democracia estabelecida podem se desumanizar e implantar um regime de morte a exemplo da Alemanha. A pesquisadora demonstrará como o genocídio em Ruanda, em 1994, que levou à morte mais de 800 mil pessoas em cem dias e criticou a maneira como as organizações mundiais assistiram caladas a mortandade de tantas pessoas.

Reynolds acredita que o a memória do Holocausto serve como um alerta a toda humanidade a respeito do terror que o ódio racial pode implantar em uma democracia. “Nós podemos ser a voz para condenar o ódio em nossa geração”, afirma a diretora do Museu do Holocausto da Carolina do Norte.

A tradução será do Dr. Jonatas Granieri, Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB da  cidade de Franco da Rocha, na grande São Paulo.

Endereço: Alameda da Saudade, 186 - Conceição, Diadema - SP.





Nenhum comentário: