quarta-feira, 15 de abril de 2020

Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa avança com plataforma digital

O isolamento social em função da pandemia do Covid 19 não foi suficiente para conter as atividades da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa, liderada pela deputada Dra. Damaris Moura. Para apoiar suas ações, um Comitê da Sociedade Civil foi constituído e tem realizado reuniões on-line com ampla participação, sendo que a frequência, através da plataforma Zoom, foi superior a 70 pessoas na primeira reunião ocorrida no dia 09 de abril, uma quinta-feira.
Várias palavras de apreciação foram enviadas. Elas também expressam o desejo de participar regularmente das reuniões, uma vez que as atividades do Comitê Central da Sociedade Civil em Apoio à Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa acontecerão todas as quintas-feiras através do App Zoom. 

O palestrante principal do encontro foi o Dr. Thiago Vieira, presidente do IBDR – Instituto Brasileiro de Direito e Religião, o qual fez um resgate histórico da liberdade religiosa do passado até nossos dias, no contexto da pandemia do Covid 19. A mediação ficou a cargo da deputada Dra. Damaris Moura.

Rodrigo Prates, Secretário-Geral da Subseção de Guarulhos, da OABSP, declarou: “Obrigado pelo convite. Estarei novamente presente. É muito bom participar de um grupo como esse. Me sinto renovado com vocês.”

Outras manifestações  importantes foram feitas,  vindas de expressivas lideranças de destacadas instituições.

“A reunião trouxe ao debate a importância da liberdade religiosa nesse tempo conturbado de pandemia, em que tantos de nossos direitos têm sido suspensos. Parabéns à frente parlamentar pela iniciativa!." - Fábio Nascimento, diretor nacional da J. Reuben Clark Law Society

“Nossa primeira reunião virtual do Comitê de Apoio à Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa foi um marco histórico das comunicações à serviço da democracia e da cidadania. Um grupo de membros qualificados, unidos em prol da defesa e promoção da Liberdade Religiosa para todos, sem distinção de fé ou de não fé, na busca de uma sociedade mais justa e solidária.”

Prof. Dr. Fernando Fabiano Gonçalves de Lima, psicanalista, pedagogo, geógrafo, historiador e jornalista. Membro da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-SP e da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania - ABLIRC.

Adriana Carvalho, advogada, também deixou suas considerações: “Quero dizer que me senti privilegiada por ter sido convidada a participar da reunião do Comitê de Apoio à Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa. De tudo o que foi tratado, o que mais me marcou foi a importância da liberdade de culto, e mais que liberdade, porque não dizer, a importância do devido respeito à necessidade de exercitar a liberdade religiosa através do culto, onde as pessoas elevam suas preces ao seu Deus, rogando pela cura e misericórdia, num momento tão delicado como esse em que vivemos, de distanciamento social e isolamento, que têm levado as pessoas à tristeza, depressão e profundo sofrimento. Nesse quadro, no qual não se pode ter contato com os amigos e parentes, para onde irá o ser humano se não a Deus? Obrigada pela oportunidade de estar com vocês nessa luta pela defesa da liberdade religiosa!”

“Nosso objetivo é manter as atividades da Frente Parlamentar, ainda que por meios digitais. É reconfortante realizar um trabalho com um elevado grau de aceitação como tem sido nossa experiência com esse Comitê. O regimento da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa prevê reuniões on-line, mas não imaginávamos que teríamos uma necessidade tão imperativa assim. Seguiremos avançando desta forma enquanto perdurar a pandemia. A próxima reunião será no dia 16 de abril de 2020, às 18 horas”, destacou a deputada Damaris Moura.





Um comentário:

Unknown disse...

Foi uma honra p mim ter sido convidado p participar da 1° reunião, por ter sido bastante elucidativa e proveitosa. Estarei presente na 2°, se Deus quiser.