quarta-feira, 17 de abril de 2013

A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos sedia Fórum de Liberdade Religiosa e Cidadania


A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos sediou no dia 16 de abril o 2º Fórum Municipal para Discussão da Liberdade Religiosa e Cidadania que teve como tema "Tendências e Novos Rumos no Século XXI".  O evento é uma realização da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (ABLIRC), com o apoio da Câmara Municipal, do Poder Executivo, do vereador Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho e da Associação Internacional de Liberdade Religiosa, IRLA.

Diversas lideranças da cidade apresentaram suas considerações, bem como autoridades civis e religiosas locais e de municípios vizinhos,  dentre as quais os vereadores Walter Marsal Rosa (PSB), o Valtinho do Ipanema e Marcos Antonio Castello (PDT), o Ratinho; o secretário municipal da Saúde de Ferraz, Juracy Ferreira da Silva; o secretário-adjunto de Planejamento, Silas Faria de Souza; o ex-vereador Paulo Roberto Dias, o Alemão Churrasqueiro; o pastor Mário, da Igreja Adventista de Ferraz; a diretora da Organização Afro-Brasileira (Ogban), Rosemari Aparecida Monteiro Leite e o diretor de Políticas Públicas da Associação da Anemia Falciforme no Estado de São Paulo (Aafesp), Evaristo Pinto dos Santos .

Todos os palestrantes conduziram os temas de forma clara e coesa. Destaque para a Drª Damaris Moura, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP, que fez um resgate histórico da liberdade religiosa desde o período do Brasil colônia até nossos dias, tendo sido aplaudida em pé, por todos os presentes ao final de sua fala.

Para Ronaldo de Oliveira, presidente da APV, "as pessoas constituem o principal alvo das políticas públicas. A dignidade do ser humano está acima de qualquer outra condição, por isso um fórum como esse que acontece anualmente em Ferraz de Vasconcelos é importante. Parabenizo a Cãmara Municipal e o vereador Tonho pela iniciativa", destacou o religioso.

Tales Moura e Jefferson Castilho, conselheiros da ABLIRC também teceram importantes considerações, fazendo coro com o vice-prefeito, José Izidro Neto, que representou o Poder Executivo.

Para o presidente da ABLIRC, professor Samuel Luz, "a crença é uma escolha individual e se constitui num dos mais fortes sentimentos do ser humano, portanto precisa ser compreendida sem conflitos e respeitada", comentou.

Samuel Luz aproveitou a presença do vice-prefeito da cidade, José Izidro Neto (PMDB) para sugerir a implantação de uma coordenadoria de assuntos inter-religiosos no município. Izidro Neto prometeu estudar o pedido com carinho. Já a criação de um fórum municipal de liberdade religiosa e cidadania, em Poá e Mogi das Cruzes ficará, respectivamente, a cargo do representante do movimento negro Honório Costa e do vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes (PT).


De acordo com Tonho, no ano passado, a primeira edição do Fórum Municipal para Discussão da Liberdade Religiosa e Cidadania registrou um sucesso absoluto, todavia a edição desse ano superou a expectativa em número de participantes e nos encaminhamentos.

Para o professor Samuel Luz, presidente da ABLIRC, "o evento atingiu o objetivo e consolidou o vínculo com a cidade. Obrigado vice-prefeito Izidro, por acolher a proposta de estudar a possibilidade de implantação de uma Coordenadoria Municipal para Assuntos Inter-religiosos", concluiu o coordenador das atividade, motivando todos os presentes a participarem do Festival Mundial de Liberdade Religiosa no dia 25 de maio, no Vale do Anhangabaú.

Fontes: Câmara Ferraz
            Google Images

Nenhum comentário: