terça-feira, 19 de maio de 2015

Acontece 1º Fórum Amazonense de Liberdade Religiosa e Cidadania



Em pesquisa divulgada pelo Índice Global da Paz, o Brasil ocupa a posição 83º país mais pacífico dentre 158 países que foram analisados. 
A Constituição Federal do Brasil, de 1988, prevê um artigo que assegura que é inviolável a liberdade de consciência e de crença e assegura o livre exercício dos cultos religiosos. Na prática, isso garante legalmente a proteção aos locais de culto e a suas liturgias, mas mesmo o Brasil comparado com outros países estar bem nesse quesito o direito à liberdade religiosa é um desafio enfrentado por muitas religiões.

Cientes desse panorama, a Associação Internacional de Liberdade Religiosa  -IRLA e a Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania - ABLIRC promovem no dia 21 de maio de 2015, o “1º Fórum Amazonense de Liberdade Religiosa e Cidadania”. O evento vai acontecer na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, no Auditório Berlamino Lins em Manaus, e contará com a presença do Dr. John Graz, um ativo militante que responde pela Secretaria Executiva da IRLA, que viajou por aproximadamente 100 países na promoção do direito fundamental de liberdade religiosa e organizou festivais mundiais e lançou mais de 40 congressos internacionais e simpósios. 

Quem também vai marcar presença é o presidente da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (ABLIRC), o advogado Samuel Luz, que organizou mais de 100 simpósios em organizações religiosas e cerca de 70 fóruns de liberdade religiosa e cidadania em locais públicos como Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados, Auditórios da OAB e mesmo em espaços do Poder Executivo como Secretaria da Justiça e Secretaria de Segurança Pública e até junto ao Ministério Público, como foram os casos dos Estados de São Paulo e Alagoas.

O 1º Fórum Amazonense de Liberdade Religiosa e Cidadania contemplará a diversidade existente na capital do Amazonas. Autoridades civis e religiosas terão a oportunidade de debater sobre a importância do respeito à liberdade de expressão religiosa. “Há uma grande necessidade de todos unidos trabalharmos pela causa da liberdade religiosa, pois o mundo precisa de homens que pratiquem e lutem pela religiosidade”, declara o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Estado do Amazonas (OMEAM), Sadi Cabral.

Para Almir Oliveira, líder de Liberdade Religiosa para a região noroeste do país e um dos organizadores do Fórum, dentre outros objetivos do encontro um dos principais é  defender o direito constitucional de crença do qual cada pessoa é titular.

De acordo com Rafael Rossi, secretário-geral da IRLA para a América do Sul e um dos coordenadores, o encontro tem como propósito defender a liberdade religiosa, pois a restrição a esse direito pode ser considerada um ataque à dignidade humana.

Local; Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Auditório Berlamino Lins
Horário; 19h
Data; 21 de maio
Contato; Assessora de Imprensa: Tatiane Virmes (98159-0664)
Assessora de Imprensa: Moara Cabral (99242-8724)
Fonte: www.manausonline.com
Fotos: 1. ale.am.gov.br; 2. camara.sp.gov.br; 3. ale.sp.gov.br; 4. ucob.org.br
Postar um comentário