segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Universidade Federal de Viçosa sediará Fórum sobre Liberdade Religiosa e Cidadania

No dia 17 de Novembro de 2011, às 19 horas, acontecerá no auditório da Biblioteca Central da UFV - Universidade Federal de Viçosa, o I Fórum Mineiro de Liberdade Religiosa e Cidadania. O evento, organizado pela ABLIRC, abordará a temática "O Cidadão e Suas Crenças no Estado Democrático de Direito" e terá como palestrantes, destacadas autoridades sobre o assunto.



Ilton Garcia da Costa, doutor em Direito Constitucional, discorrerá sobre "A liberdade religiosa na Carta Política de 88". Avaliador do MEC e diretor do Curso de Direito da Faculdade Anchieta, do grupo educacional  Anhanguera, em São Bernardo do Campo, o jurista e educador tem se dedicado ao estudo dos aspectos constitucionais da liberdade religiosa. "Embora o Brasil esteja entre os países que mais respeitam a liberdade religiosa no mundo, segundo estatísticas de importantes institutos internacionais, ainda ocorrem constantes violações a esse direito fundamental dentro de nossas fronteiras, as quais passam despercebidas, dadas as dimensões de nosso território", destaca.

Damaris Dias Mora Kuo, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP, fará considerações sobre "O princípio da igualdade e sua aplicação à liberdade religiosa". Ardorosa defensora dessa causa, a advogada militante desenvolve suas ações em função do seguinte mote: "A liberdade tem que ser para todos, ou não será para ninguém". De retorno de dois eventos internacionais, nos Estados Unido e no Perú fará breve relatório sobre o panorama da liberdade religiosa no mundo e das atividades da OAB-SP em defasa dessa causa.



A comissão organizadora do evento está sob a presidência do Professor Antonio Marcos Alves, líder de liberdade religiosa para os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Também compõem a equipe o Pr. Elias Costa e o Professor Diogo Machado, todos conselheiros da ABLIRC.

O evento contará ainda com a presença de autoridades acadêmicas, civis e religiosas de Viçosa e da região da Zona da Mata, dentre as quais Itamar Lellis, presidente da AMS, sendo que a condução dos trabalhos estará a cargo do professor Samuel Gomes de Lima, também conhecido como Samuel Luz, presidente da ABLIRC.

Nenhum comentário: