segunda-feira, 24 de junho de 2013

Ex-pastor pentecostal convertido ao ateísmo oficia pela primeira vez na igreja secular em Louisiana - USA

Por Hemant Mehta


Jerry DeWitt dá conta do recado ao oficiar pela primeira vez na  'Igreja Secular' em Louisiana. 

O ex-pastor pentecostal Jerry Dewitt foi destaque nos noticiários americanos no domingo, 23 de Junho de 2013, por realizar o primeiro serviço oficial na igreja secular fundada em Louisiana, USA. O tema da celebração foi: "Ter prazer em estar vivo".


Eis o que O New York Times comentou sobre o evento:
Sr. DeWitt está entre os ateus linha-dura, mas ele acredita que algo pode ser perdido quando alguém sai da igreja - e abandona não apenas as partes a respeito de Deus, mas também um senso de comunidade e uma conexão com a emoção.
"Há muitas pessoas que, apesar de chegar a essa conclusão, perdem a forma como a igreja funciona de uma maneira que poucas outras comunidades podem duplicar", disse ele em uma entrevista por telefone.
"Os  ateus podem aprender que só porque nós valorizamos o pensamento crítico e o método científico, isso não quer dizer que de repente nos tornamos desencarnados e não mais podemos nos beneficiar de nossas vidas emocionais".  

Parafraseando Daniel Dennett, a religião tende a nos vencer quando se trata de emoção - eles podem dizer: "Junte-se a nós" e nos importamos com isso.  Por muito tempo ignoramos o componente emocional no ateísmo. Isso parece muito meloso para muitos de nós. Mas Jerry mostra-nos por que não devemos descartá-lo completamente. Isso pode atrair as pessoas para o ateísmo, que não poderiam chegar a qualquer outra conferência ateia, se não fosse assim.


Fontes: Patheos
               Google Images


Nota: Vamos acompanhar os desdobramentos dessa iniciativa e a repercussão que terá junto aos ateus do Brasil.

Nenhum comentário: